junho 27, 2010

World of Warcraft – Minha experiência

Sempre fui apaixonado por RPGs. Aos 15 anos em 1994 já estava com um livro de Ad&d 2nd Edition debaixo dos braços procurando por grupos e jogando essa coisa. Nessa época poucas pessoas sabiam do que se tratava, quase ninguém entendia direito como se jogava e das poucas coisas que tínhamos, todas eram importadas. Enfim, esse foi o início até que os RPGs foram transportados para os games. Sempre tive prazer em jogar esse tipo de game e quando surgiram os MMORPG (Massive Multiplayer Online Roleplaying Game) fiquei de certa forma chateado por não poder aderir à eles devido a dificuldade de contratação (exigencia de cartão internacional e falta de suporte no Brasil) e baixa velocidade de conexão.

Enfim, mesmo não tendo sido o precursor do movimento, o primeiro MMORPG que joguei foi World of Warcraft. O ano era 2008 e com um cartão de crédito internacional fiz minha inscrição no serviço.
Foi o início de um ano em que minhas noites foram praticamente voltadas para uma unica coisa: Jogar WoW. A interface do game é fantástica, a jogabilidade é maravilhosa, sua estrutura é complexa e os mundos são imensos. No 1o dia creio que quase desisti pois o achei como um RPG qualquer. Depois de algumas horas de jogo pude entender seu mecanismo, o que deveria fazer e como deveria jogar. Aliás, durante o ano todo eu fiquei nisso porque você nunca sabe o suficiente. A estrutura é tão grande que por horas você se vê consultando faqs e fórums. Inclusive há uma enciclopédia só para o game www.wowwiki.com.

O que te prende ao jogo é o crescimento. Mesmo atingindo os níveis mais altos, você ainda deve correr atrás de equipamentos. Armas, armaduras, escudos, anéis, braceletes entre outros são procurados por todos. Têm classificação por raridade e para conseguir os mais poderosos você precisa jogar durante horas em dungeons para, no fim, ter a oportunidade de disputá-lo entre outras dezenas de jogadoes que estão em seu grupo e que também o querem. Agora imagine que situação: você entra num grupo, vai para uma raid, fica jogando durante umas 5 horas e quando mata o Boss final ele finalmente dropa sua sonhada armadura. Até aí tudo bem. O pior é que seu grupo pode ter uma porrada de gente e aí você terá que ser o sortudo de ficar com o item. Não ficou com você? Mais 5 horas na raid de novo e você pode tentar! =o/.

São mecanismos como esses que a Blizzard usa para atrair os gamers. Entre uma das razões de seu sucesso é que o game não admite jogadores casuais. Não tem graça ser casual em WOW. Ser casual é ser fraco. Então de casual consequentemente você vira hardcore e se vê perdendo noites de sono atrás da fama e do poder. Isso mesmo. Não vejo outra explicação. Até fortes ações políticas o game envolve haja vista o sistema de guildas onde as pessoas com determinadas afinidades se juntam. Aí sim que começam discussões sobre loot, liderança, entre outras onde no caso de um grupo sem união facilmente acabará em discussão e dissolução pelos seus membros. Eu mesmo participei de uma Guilda onde haviam privilégios somente para determinados jogadores e que acabou se dissolvendo devido a diversas discussões e brigas entre seus representantes.

Depois de muito tempo jogando acabei desanimando devido a dificuldade com horários. Para poder jogar decentemente e conseguir um diferencial é preciso jogar em grupos bons e dedicar um bom tempo (no mínimo 2 horas por dia). Cancelar a conta foi um ato difícil pois dediquei muito tempo a isso. O bom é que seu personagem fica nos servidores da Blizzard para que você o recupere quando quiser voltar. E olha que a Blizzard manda emails com frequencia te convidando de volta.

Enfim, deixei de lado os videogames e fiquei 1 ano direto no PC. Mas o que mais me arrependo de ter perdido foi mesmo o sono de algumas noites =o((.

Links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comments system